Endereço:

Rua Padre Machado, 455 sala 22 - Vila Mariana

Fone:

11-98852-5133

Para todas as idades!

A Psicomotricidade é uma ciência Transdisciplinar

E a palavra de ordem é AUTONOMIA! Para isto são necessários recursos adequados visando o raciocínio, a execução e o prazer na realização. Em alguns casos, é necessária a Avaliação e Intervenção minuciosa de uma equipe multidisciplinar, para assim otimizar a melhora das dificuldades apresentadas, proporcionando mais e melhores resultados no paciente. A forma de observar cada indivíduo como um sistema único, complexo, cujos sistemas interligam-se e interpõe-se, proporciona ao Psicomotricista atuar em diferentes Áreas.

Profilática (prevenção)

Estimulação de bebês 

Brincadeiras, cantigas, sons, movimentos, circuitos, manipulações, entre outras intervenções afetivo-cognitivo-motoras. A Estimulação Psicomotora envolve estratégias de estimulação da motricidade, da percepção, da linguagem, da cognição, da socialização, associadas aos planos de educação individualizados, que devem ser preparados para cada bebê. A ação do aspecto motor (externo) influencia a ação interior (sensorial), que por sua vez reflete no cérebro através da mielinização dos respectivos neurônios, suporte implícito da maturação neuro funcional global do bebê.

Disciplina Curricular e Transdisciplinar

Otimização da aprendizagem dos conteúdos de sala de aula através de vivências corporais, jogos, brincadeiras embasadas nas áreas psicomotoras.

Gerontopsicomotricidade (idosos)

Manutenção de habilidades, equilíbrio, memória, deslocamentos, condicionamento, praxia fina, e qualidade de vida.

Terapêutica

Intervenção Clínica realizada individualmente para atender principalmente:

Bebês:

  • Défcitis da Prematuridade;
  • Síndromes diversas;
  • Minimização de sequelas das 
  • Intercorrências Pré, Peri, Neo e Pós-Natal nos aspectos psicomotores.

Crianças e Adolescentes

  •   Desatenção
  •   Impulsividade
  •   Hiperatividade
  •   Dificuldades de movimento
  •   Dificuldades de locomoção
  •   Dificuldades de equilíbrio
  •   Dificuldades de lateralidade
  •   Dificuldades de aprendizagens gerais
  •   Dificuldades de cálculo
  •   Dificuldades de leitura
  •   Dificuldades na escrita (disgrafia, disortografia, rotação, espelhamento)
  •   Dificuldades cognitivo-afetivo-motoras relacionadas às sídromes, autismo, transtornos globais do desenvolvimento.

Adultos e Idosos

Reativação e manutenção das capacidades e habilidades cognitivas e neuromotoras pós traumas, isquemias, intervenções cirúrgicas e medicamentosas, nas doenças degenerativas tanto do aparelho locomotor quanto do sistema nervoso (que gerem desordens psicomotoras).

Educacional

Visa a Educação pelo Movimento, com foco nas aquisições de habilidades referentes a cada fase de aprendizagem, além de melhorias capacidades gerais e beneficios nos aspectos cognitivo, afetivo e motor. Assim a criança passa a realizar suas tarefas cotidianas de forma mais organizada, categorizando prioridades e atuando com autonomia em suas decisões e na resolução de problemas.

Esquema e Imagem Corporal:

  • Movimentos globais
  • Movimentos segmentares
  • Percepção sensorial
  • Expressão corporal

Capacidades Físicas: 

  • Força
  • Resistência
  • Equilíbrio
  • Flexibilidade
  • Coordenação
  • Velocidade
  • Agilidade

Orientação Temporal:

  • Velocidade
  • Duração
  • Ordem e Sucessão

Orientação Espacial:

  • Lateralidade
  • Direção
  • Trajetória
  • Localização
  • Proporção
  • Níveis

Habilidades Motoras

Relaxamento

Postura.

Atividades Rítmicas e Expressivas