O que é a Psicomotricidade

A precisão no processo completo desde a motivação, passando pela elaboração mental do que se quer fazer até chegar na execução do movimento, dependerá de variáveis cognitivas, afetivas e motoras. A prática Psicomotora é uma forma de levar uma atividade dinâmica baseada no corpo e suas ações até chegar ao pensamento operatório.

A Psicomotricidade compreende a Educação Corporal básica na formação integral da criança desde os primeiros anos de vida. Uma ciência que tem como objetivo, o estudo do homem através do seu corpo em movimento, em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

É um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito, cuja ação é resultante de sua individualidade e sua socialização. Tem uma enorme relação com os processos de Aprendizagem, pois o movimento influencia a maturação do Sistema Nervoso da criança e age na função das relações e correlações entre a ação e a representação desta ação.

Estágios de desenvolvimento (PIAGET) caracterizam-se pelas diferentes maneiras que oa criança interage com a realidade, ou seja, de organizar seus conhecimentos visando sua adaptação, ocorrendo assim modificações progressivas nos esquemas de assimilação e acomodação.

Desde quando?

A criança deve ser estimulada desde o ventre materno através da voz, sons, música, deslocamentos. Cada fase tem suas características, e o estímulo deve estar presente em todas elas.

Por quê?

“O trabalho Psicomotor beneficia a criança no controle de sua motricidade, utilizando de maneira privilegiada a base rítmica associada a um trabalho de controle tônico e de relaxação cautelosamente conduzido” JEAN LE BOULCH. Ou seja, a intervenção psicomotora promove a otimização na função de dinâmica corporal e potencializa a capacidade cognitiva: Melhora na atenção, melhora na organização espacial e temporal,  otimização das aprendizagens e melhora na auto estima.

A tríade

Os aspectos COGNITIVO + AFETIVO + MOTOR e suas respectivas aquisições, norteiam e concatenam a intervenção Psicomotora, pois cada indivívuo é um ser único e a inter relação destes sistemas é o que gerará a qualidade do gesto. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Seus conceitos básicos são as áreas Psicomotoras: tonicidade, lateralidade, estruturação do esquema e imagem corporal, noção espacial e temporal, coordenação motora fina e global, equilíbrio e também o ritmo.

Você sabia?

Quase 90% do cérebro desenvolve suas estruturas até os seis anos de idade? É este o período mais efetivo em que o raciocínio e a cognição criarão seus alicerces.

Por que estimular a criança?

Por meio das oportunidades de brincar e explorar que oferecemos aos pequenos, é alcançado todo o seu potencial de inteligência.

Como estimular o desenvolvimento?

Saiba mais.